segunda-feira, 7 de abril de 2008

=) russia e afins


Bem de verdade eu inventei esse topico porque queria falar de um fotografo chamado michal macku, mas acabei lembrando de uma porrada de outros caras bacana do leste europeu e decidi por uns links.
Eu lembro que a primeira coisa que eu vi de arte russa foram uns selos que eu comprei. Eles se pareciam muito a aqueles posters comunistas, com umas cores diferentes, dourado, vermelho, verde . Eram diferentes porque eram cores que nao muito comuns nos selos que eu tinha. Nessa epoca, tive eu vi alguns livros russos, e todos os desenhos eram assim, ou um Pb mto contrastado. Eram bacanas, escuros, uns tracos grossos..
Qdo eu comecei a fucar umas coisas de foto, vi varias fotos de fotografos russos (ou de ex republicas) e fui fucar oque eles faziam. E era a mesma coisa! As fotos eram mto fortes, escuros, sempre bem geometrico..mto diferente das americanas, europeias (sei la..me pareciam totalmente opostas as do Bresson, por ex), Georgii Petrussow, K. Gieraltoski, lembrei desse, e acabei achando assim esse Michal Macku (tem trema no U!!).
O cara e simplesmente absurdo!(http://www.michal-macku.cz/) Ele fazia umas efeitos usando a pelicula colorida da foto (a "gelatina" que fica em cima do papel) usando agua quente que eram muito fodas...sem falar no trampo (la em cima tem uma foto que eu acho mutio bacana).
Outro dia tambem achei um link legal: www.douart.ru. Fica meio na fronteira do que eu considero foto, mas de qualquer maneira e muito legal.
=)..

Nenhum comentário: